A grande premissa “sci-fi” de O Predador é que os alienígenas são mais avançados tecnologicamente que os humanos, mas os humanos são mais astutos. O filme é basicamente um filme de guerra, que se passa em meio a uma floresta equatorial na qual uma equipe de resgate do exército estadunidense vai atrás de um helicóptero perdido. A equipe comandada por Arnold Schwarzenegger encontra um acampamento no qual eles acreditam que existem prisioneiros, e o destrói. Sem encontrar ninguém, eles decidem voltar ao ponto de encontro, mas descobrem que há algo sobre-humano os caçando.
Com muitos tiros, explosões e cenas de luta, O Predador é um clássico dos filmes de ação, mas não necessariamente do gênero de ficção científica. Vale lembrar que muitas vezes os dois gêneros se cruzam, e filmes se tornam ícones para os dois, mas não é o caso deste. A grande importância deste filme é a introdução de um dos vilões mais importantes para o sci-fi, o próprio Predador, que nas histórias em quadrinhos posteriores ganhou o nome, Yautja e toda uma mitologia a sua volta. Podemos dizer que é um dos alienígenas mais importantes do cinema, e por isso vale sua menção no Ficcie.
Avaliações
História: 5
A história do filme é bem básica. Homens do exército são mandados para uma missão. Concluem a missão. Precisam andar pela selva até o ponto de encontro. No caminho são caçados por um alienígena. O único motivo para a nota 5 é que os produtores e roteiristas sabiam que a história era ruim. Eles queriam era um motivo para dar tiros e mostrar grandes explosões, e cumprem bem a proposta, com um suspense até mesmo bem feito, de certa maneira.
Efeitos Especiais: 4
Explosões muito bem feitas. A clássica camuflagem do Predador, mesmo para a época é horrível. A visão térmica é horrível do mesmo jeito, mas ambas não comprometem o filme.
Atuações: 6
Uma atuação de Arnold Schwarzenegger no melhor de sua forma. Neste filme ele consegue, de fato, cativar os expectadores. Além dele, Carl Weathers, ator marcado pelo personagem Apollo Creed em Rock – Um Lutador tem bom personagem, junto a um dos melhores atores e diretores negros da história do cinema, Bill Duke. Uma equipe de atores de ação que fizeram atuações de atores do gênero, mas desta vez em grande estilo.
Final: 5
Uma épica batalha final. Uma destruição e o fim. Sem deixa para continuações, sem explicações. Típico filme de ação dos anos 1980 (dá até saudade).
Avaliação global: 6
É um clássico do cinema de ação. Não chega a ser um clássico do sci-fi, mas está naquela lista que todas as pessoa que gostam do gênero devem assistir. Recomendo.
Veja o trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário