segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Delirium (Fox Television, 2013)

Previsão de lançamento: segundo semestre de 2013
Capa do livro publicado no Brasil pela editora Intrínseca 

No último dia 23, diversos sites de notícias sobre TV anunciaram que a Fox havia encomendado um episódio piloto para uma nova série de ficção científica. Os mais ávidos fãs do gênero comemoraram o fato de que uma das cinco grades redes de TV dos EUA (ao lado de CBS, NBC, ABC e The CW) haviam resolvido voltar a investir no gênero. Delirium não é, porém, uma ficção científica tradicional. A verdade é que o público de Delirium (ou Delírio, na tradução em português) se aproxima bastante do público de Jogos Vorazes, um filme que sofreu preconceito por sua popularidade entre fãs da Saga Crepúsculo, mas que é, pelo menos, mais bem feito do que a história dos vampiros. 

A origem da história de Delirium é uma trilogia de livros escritos por uma ainda desconhecida autora estadunidense chamada Lauren Oliver. A história se passa em um presente alternativo no qual apenas duas cidades dos Estados Unidos haviam sobrevivido a uma série de bombardeios inimigos em décadas passadas. Uma das cidades que sobreviveram, Portland, acabou nas mãos de um governo totalitário que acreditava que o amor era uma doença chamada, do latim, “amor deliria nervosa” (chegamos à parte infanto-juvenil). A história é focada no romance entre uma cidadã desta cidade chamada Lena, não curada da doença, e um “invalido”, ou seja, pessoa nascida fora das muralha da cidade chamado Alex. Uma vez livre, Lena decide lutar para que as pessoas possam amar umas as outras, história semelhante ao destino da personagem Katniss Everdeen da série de livros Jogos Vorazes de Suzanne Collins. 

Caso venha de fato a ser produzida, a expectativa quanto a esta nova série é de que Delirium venha a ser, para os fãs de Jogos Vorazes o que Game of Thrones se tornou para os fãs de O Senhor dos Anéis: praticamente a multiplicação em episódios de um gênero até então único. Para os fãs de ficção científica, resta apenas a esperança de que a Fox tente fazer uma série que seja interessante para todos e não apenas para o público infanto-juvenil, sedento por mais séries ao estilo de The Vampire Diaries

OPINIÃO: Big Brother, Delirium, Jogos Vorazes e 1984. 

Na literatura existe a teoria de que todas as histórias possíveis já foram escritas, e que os autores do presente contam as mesmas histórias com palavras e pontos de vista diferentes. Mais do que nunca, a história de Romeu e Julieta está em evidência. Crepúsculo e Delirium são releituras claras do clássico de William Shakespeare. Mas existe um clássico da literatura de ficção científica que foi colocado em evidência no presente, mas do qual pouco se fala. O livro 1984, de George Orwell, injustiçado pelas emissoras de TV que utilizaram o nome de seu grande líder, o Big Brother, como nome de um péssimo programa de TV, é homenageado várias vezes no romance de Collins. A começar pelos nomes de suas personagem principais, Katniss e Primrose, que em português são traduzido com Erva Gato e Prímula, as flores ao redor de Winston e Julia em seu único momento de liberdade em todo o livro. Delirium, livro o qual acredito ter tido alguma inspiração em Jogos Vorazes também traz alguns elementos de Orwell, como a extinção do amor e um Governo autoritário que o proíbe. Para mim, ambos os livros são versões “light” de 1984, mesmo que suas respectivas autoras não falem isso.

Atualização (07/12/2014): Segundo informações do site InsideTV, o canal Fox rejeitou o piloto da série, que foi exibido pelo Hulu em 20 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics