domingo, 6 de janeiro de 2013

Tron - Uma Odisséia Eletrônica (TRON, 1982 - Steven Lisberger)


Quando foi lançado em 1982, Tron foi considerado um filme de complicado entendimento. Em um período no qual o jogo Tetris era considerado uma obra prima de computação, grande parte do filme se passa dentro do computador central de uma grande empresa de softwares chamada ENCOM. O filme cheio de efeitos especiais e história moderna foi um grande sucesso nas bilheterias americanas, mas apesar do espetáculo na produção, a maioria dos críticos considerou a história péssima. No Brasil, o filme passou em poucos cinemas e mesmo quando houve a moda das vídeo locadoras, o filme não ganhou muitos fãs. Após 30 anos, porém, Tron se tornou um filme cult. Com o avanço da tecnologia de softwares e da computação, o filme teve sua redenção. 

Tron conta a historia de Kevin Flynn (Jeff Bridges), um ex-programador da ENCOM que teve vários projetos roubados por outro programador chamado Ed Dillinger (Davis Warner). Ele desenvolve um programa para invadir o computador da empresa tentando encontrar provas do roubo (um hacker do bem). O programa aparece no filme como uma representação do próprio Flynn dentro do ambiente virtual. Acontece porém, que o programa é detectado e destruído pelo Programa Mestre. Flynn resolve então pedir ajuda a um amigo que ainda trabalha na ENCOM, Alan Bradley (Bruce Boxleitner), que o ajuda a entrar na companhia. Acontece que ele acaba sendo “atingido” por uma invenção que o transporta fisicamente para dentro do computador, onde ele encontra representações físicas dos programas e pode buscar as provas de que ele necessita. 


Avaliações 


História: 8 
É, de fato, uma história à frente de seu tempo. Mesmo depois de mais de 30 anos, nós ainda conseguimos identificar muitas coisas que são comuns hoje em dia, representados no ambiente virtual de Tron. Era um filme visionário, e hoje é um filme que ainda é atual. Vale uma nota alta por isso. 


Efeitos especiais: 8 
Olhando com olhos de 2013, os efeitos especiais não são muito bons. Olhando com olhos de 1982 o filme tem grandes efeitos especiais, que o colocam na prateleira de Star Wars e Jornada nas Estrelas


Atuações: 6 
Jeff Bridges, que em 1982 já havia sido indicado a dois Oscar’s, neste filme não faz uma atuação marcante. É bem provável que muitos nem sequer perceberam que ele é o mesmo ator que hoje conta com seis indicações e uma estatueta. Bruce Boxleitner, que era um ator com muitos papéis na TV, também não faz atuação marcante. Talvez, a grande marca em se tratando de atores neste filme seja a presença de dois atores principais da série Babylon 5: Boxleitner, o Tron, ficou famoso como o Capitão John Sheridan e Peter Jurasick, o Crom, ficou famoso como Londo Molari. 


Final: 7 
O filme acaba, sem deixar ponta para continuações. Não decepciona, mas deixa um gosto de quero mais (que acabou vindo em 2010, 28 anos depois). 


Avaliação global: 8 
É um bom filme para se assistir e também um clássico da ficção científica. Quem gosta do gênero deve assistir. Para quem diz que não gosta de ver filmes antigos, saiba que nem mesmo alguns filmes novos são tão atuais quanto Tron. Recomendo.


Veja o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics