Virtuality conta a história de uma missão de dez anos de uma nave chamada Phanton rumo a uma estrela fora do sistema solar, buscando um planeta para a humanidade se estabelecer, tendo em vista que o planeta Terra se tornará inabitável em 100 anos.
Aparentemente, o filme tem uma sinopse descomplicada. Ela porém se transforma quando adicionamos que os dez integrantes da tripulação são filmados todo o tempo, e têm suas imagens transmitidas à Terra em uma nítida representação de um Big Brother Espacial. Nos primeiros 30 minutos, temos a impressão de que o filme será, de fato, a representação de um episódio do programa, até que um bug no computador transforma tudo em 2001 - Uma Odisseia no Espaço, pois, assim como o computador Hall, o computador Judy decide atentar contra a vida dos tripulantes.
Tendo Nikolaj Coster-Waldau (o Jamie Lanister de Game of Thrones) no papel principal, Virtuality era o episódio piloto de uma série que não foi produzida. Com apenas algumas alterações no roteiro, este episódio foi lançado no formato de filme direto para DVD pelos estúdios Universal em 2009, mas nunca chegou a ser lançado no Brasil. Produzida pelos mesmo criadores de Battlestar Galactica, parte da história de Virtuality foi reaproveitada na série Caprica, que teve 20 episódios produzido pelo canal SyFy dos Estados Unidos.
Avaliações
História: 8
Por ter sido produzida como episódio piloto, a história é lenta para se desenvolver. Temos a introdução de personagens, conflitos, apresentação de um enredo que seria desenvolvido em horas de episódios. Mesmo assim, é uma boa história, que surpreende até mesmo quem não gosta de Big Brother.
Efeitos Especiais: 8
São de fato uma excelentes os efeitos especiais em Virtuality. As cenas externas da nave são extremamente bem feitas e nos dá a impressão de estarmos assistindo a um filme com a qualidade de Star Wars ou Star Trek. Vale lembrar que a equipe de produção é a mesma de Battlestar Galactica, portanto é de se esperar uma boa produção.
Atuações: 5
Quando foi produzida em 2009, todos os atores era desconhecidos. Hoje, conhecemos Nikolaj Coster-Waldau, mas mesmo assim, apenas por um personagem. São atores comuns fazendo um trabalho adequado para uma série de ação na TV. Uma nota 5 chega a ser alta.
Final: 3
O final fica em aberto. Afinal de contas, é um chamado para os próximos episódios de um seriado que não existe. Deixa um gostinho de quero mais.
Avaliação global: 5
Se você estiver com saudade de assistir a uma boa série de ficção científica, vale a pena assistir. De certa maneira, Virtuality lembra muito a outros seriados como Star Trek: Enterprise e Firefly. É claro que é só um episódio, mas é um excelente episódio, melhor que muitos pilotos de séries que saíram do papel. Não descartem uma volta desta série no futuro, ela tem condição de atrair muitos fãs.
Obs: não encontrei um trailer no YouTube. Se alguém encontrar, agradeço a dica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário