Em um futuro longínquo, no qual a humanidade se destruiu em guerras nucleares que tornaram a maior parte do mundo inabitável, uma parte do território norte-americano sobrevive. Ali, uma guerra civil ocorre. Treze distritos industriais e agrícolas se rebelam contra a única grande cidade restante, a Cidade Capital (ou Capitol City), que explorava a mão de obra dos distritos para prover a cidade de bens e alimentos. Anos de batalha foram travados até que um ataque nuclear ao distrito número 13 levou os outros doze à rendição. Como perdedores, os distritos foram forçados a aceitar condições de trabalho praticamente escravistas e, além disso, como maneira de impor seu poder, a Capital decide que, anualmente, cada distrito deveria oferecer um casal de adolescentes, entre 12 e 18 anos, como tributos para a capital, com o objetivo de disputar um jogo, um contra o outro, até a morte, chamado Jogos Vorazes (Hunger Games). Aqui começa a história do filme.
No 74º ano após o fim da guerra, os Jogos Vorazes são vistos pelos habitantes da capital como o grande evento do ano e transmitido via TV como um reality show. No centro da história está Katniss Everdeen, uma jovem de dezessete anos, moradora do mais pobre dos distritos, o Distrito 12, órfã de pai que, por ter uma mãe com depressão profunda, acaba se tornando a provedora da família. O filme começa com ela abraçando sua única irmã, Primrose (Prim), que havia completado doze anos naquele ano, e acabara de acordar de um pesadelo no qual ela havia sido escolhida como tributo. Katniss a tranquiliza dizendo que a chance era muito pequena por ela ser muito jovem e sai de casa para caçar, uma atividade ilegal, mas que era tolerada por ser uma das poucas fontes de alimento para a população do distrito. Descobrimos que ela é uma excelente arqueira, o que viria a ser sua marca como personagem. A partir daqui, a história se torna um pouco previsível. Mais tarde, Katniss e Prim vão juntas a escolha dos tributos, vestindo suas melhores roupas, uma imposição humilhante da capital, e, após uma sequência de eventos que muitos leitores já devem ter adivinhado, Katniss acaba como tributo na 74ª edição dos Jogos Vorazes.
Baseado em um livro infanto-juvenil que ficou famoso entre adolescentes principalmente pela história de amor que se desenrola dentro do Jogo, Jogos Vorazes tem sofrido muito preconceito por parte dos homens que procuram assistir o filme. É claro que eu não direi que a história de amor não é uma grande parte do filme, mas muitas pessoas desconsideram que as sequências de ação são muito bem feitas. Nas cenas dentro do jogo, pelo menos dois filmes de ação e ficção científica me vieram a cabeça. Coincidentemente, ambos com Arnold Schwarzenegger. O primeiro foi O Predador, principalmente pelo fato de que ele e Jogos Vorazes têm basicamente a mesma história: pessoas jogadas no meio de uma floresta, caçando e sendo caçadas e com um final no qual apenas um sobreviverá. De fato, até mesmo a floresta de ambos os filme é parecida. O segundo foi é menos conhecido, mas também tem sua cota de sucesso. O Sobrevivente, filme no qual, o personagem de Schwarzenegger é injustamente condenado a morte através de execução pública em um reality show na TV. Ele deve passar por vários adversários armados, sendo que, completando todas as provas, ele é inocentado.
Falando em linhas gerais, a história de Jogos Vorazes não é 100% original. Seu grande trunfo é a maneira pela qual ela foi contada, que acabou sendo original. Talvez não seja o tipo de filme que fãs de Jornada nas Estrelas, por exemplo, procurem quando buscam uma ficção científica, mas é um filme que certamente entrará no rol de bons filmes sci-fi em um futuro não tão distante. Vale nota as homenagens ao excelente livro de George Orwell, 1984. Logo no começo do filme, vemos que a personagem principal, Katniss, tem o apelido de Catnip, ou erva-do-gato. Sua irmã chama-se Primrose (em português, prímula). Em 1984, essas duas flores formaram o campo no qual o personagem Winston passou seu primeiro dia de liberdade com Julia. Em Jogos Vorazes, percebe-se que Katniss e Primrose têm o mesmo significado da obra de Orwell, liberdade.
Avaliações
História: 8
É claro que não poderia ser perfeita. Se você perguntar para qualquer pessoa se ela quer ver um filme sobre um romance adolescente de um casal em uma arena na qual eles e mais 22 outros adolescentes têm que lutar até a morte enquanto toda a população de uma cidade acompanha como se fosse um Big Brother, poucas pessoas diriam sim, e essas são aquelas que não te chamariam de louco, mas a maneira como a história é contada faz toda a diferença, assim como em qualquer filme de ficção científica.
Efeitos Especiais: 6
São poucos e nem sempre muito convincentes. A falta de qualidade é, em grande parte, compensada pelo excelente trabalho em cinematografia. Vale nota para a péssima construção virtual da nave que leva os tributos dos distritos para a cidade capital, é pior do que muitas séries de TV.
Atuações: 7
Nos últimos dois anos, Jennifer Lawrence que interpreta a protagonista foi atriz principal em mais dois filmes, O Inverno da Alma e O Lado Bom da Vida. Ela foi indicada ao Oscar por ambos e ganhou pelo último. Por este motivo, eu diria que ela ganhou um 10, pois, mesmo não sendo uma atuação brilhante, no momento, não há atriz melhor do que ela. Outro ator que não pode ser criticado neste filme é Woody Harrelson, que faz o papel do instrutor de Katniss, Haymitch Abernathy. Depois de atuar em filmes excelentes no início da década de 1990 como Assassinos Por Natureza e O Povo Contra Larry Flint, mas passou um período sem chamar muita atenção até que foi indicado ao Oscar em 2009 por O Mensageiro. Quanto a outros atores, nada que chame a atenção. Vale nota para alguns conhecidos: Stanley Tucci, indicado ao Oscar em 2009 por Um Olhar do Paraíso interpreta o apresentador Caesar Flickerman, Liam Hemsworth, que esteve em Os Mercenários 2 e que é irmão de Chris Hemsworth, o Thor, faz praticamente uma ponta em Jogos Vorazes, tendo em vista que seu personagem ganha importância no segundo livro. Além deles, Paula Malcomson, a Amanda Greystone de Caprica faz o papel da mãe de Katniss.
Final: 10
Por incrível que pareça, mesmo sendo baseado em uma série de três livros, a história termina. Talvez os produtores não esperassem que houvesse tanta público e decidiram por fazer um filme sem deixa para o próximo, ou talvez apenas agarraram a oportunidade, mas felizmente é um filme que te dá um gosto de “quero mais” e não uma angústia para saber como termina.
Avaliação Global: 8
É um excelente blockbuster de verão e um bom filme de ficção científica. Tem uma história envolvente e uma boa produção. Vale a pena fazer uma sessão cinema para assisti-lo. Recomendo.
Veja o trailer legendado:
Nenhum comentário:
Postar um comentário