segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

O Vingador do Futuro (Total Recall, 1990 - Paul Verhoeven)


Um clássico do cinema. Um daqueles filme que todos nós nos acostumamos de assistir no sábado à tarde na televisão. E a televisão não o passa levianamente. É de fato um filmaço, com explosões, perseguições, tiros e uma história bem construída. Provavelmente o melhor filme de Arnold Schwarznegger e também de Sharon Stone. O filme tem cenas antológicas. A personagem de Schwarznegger, Doug Quaid colocando um aparelho no nariz para retirar o localizador do cérebro, o mutante taxista Benny, a surpreendente aparição de Kuato, são cenas memoráveis. 

O filme começa com Doug Quaid acordando em sua casa após ter um pesadelo sobre uma perseguição em Marte. Sua mulher, Lori (Sharon Stone de Instinto Selvagem) tenta convencê-lo de que era apenas um sonho e o pede que esqueça. Quaid vai para o trabalho, mas pensando na possibilidade de fazer uma “viagem virtual” a Marte através da empresa Total Recall (o nome do filme, em inglês). Ele chega ao trabalho e conta a ideia ao seu amigo Harry, que logo o diz que é loucura. Mesmo assim, Quaid vai à companhia e faz o implante de memória. À partir daí o filme ganha sua magia. Não sabemos mais o que é realidade e o que é fantasia. Em Marte surgem os alienígenas, os mutantes, as mulheres com três seios, a resistência, e toda uma história a qual não sabemos se está acontecendo na cabeça de Quaid ou se é realidade. Não sabemos nem de qual lado ele está. É isto que faz este filme um clássico. 


Avaliações 

História: 10 
A história foi uma adaptação de uma coletânea de contos chamada “We Can Remember It for You Wholesale” (Em uma tradução livre: Lembranças Por Atacado) de Phillip K. Dick. Cheia de surpresas e extremamente bem desenvolvida dentro do roteiro, a história não deixa, em nenhum momento, a desejar. Você se surpreende em cada cena. 


Efeitos Especiais: 9 
Para a época, foi com certeza excelente. Vencedor do Oscar de melhores efeitos especiais e cheio de cenas que se tornaram clássicas. Quem não se lembra do disfarce usado por Quaid, ou da cena final sem oxigênio. Deve-se também dar bastante importância às excelentes maquiagens presentes neste filme. 


Atuações: 5 
Provavelmente a melhor atuação de todos os atores do filme. A verdade é que eles não são grandes atores. São atores de filmes de ação em um filme de excelente roteiro. 


Final: 10 
O final é consistente com o filme. Algumas pessoas, ao assisti-lo, podem até reclamar e dizer que é sem sentido. Mas o filme é assim. Para mim, perfeito e até memorável. 


Avaliação Global: 8 
É mais um daqueles filmes que não podemos sair de casa sem assistir. Certamente é o melhor filme já feito que se passa em Marte. É um clássico, e como todo clássico a única recomendação a ser feita é: assista!

Veja o trailer:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics