quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

A Viagem (Cloud Atlas, 2013 - Andy Wachowski, Lana Wachowski e Tom Tykwer)

Estreia dia 11 de janeiro de 2013.




O novo filme dos irmão Wachowski (Matrix) e de Tom Tywer (Corra, Lola, Corra), com um elenco com vários atores ganhadores do Oscar e quase três horas de duração, A Viagem talvez tenha sido um dos filmes mais aguardados de 2012. Chegou aos cinemas estadunidenses em outubro e chaga ao Brasil somente no dia 11 de Janeiro, e já vem dos States com fama de filme confuso, apesar de extremamente bem produzido. Elegível para o Globo de Ouro, foi indicado apenas em Melhor Trilha Sonora. Para o Oscar, provavelmente conseguirá três ou quatro indicações em categorias técnicas. Pelas críticas de sites como o Rotten Tomatoes e da revista The New Yorker, o filme não é bom. Mas caberá a nós assisti-lo e avaliar se este é mais um daqueles filmes que foram injustiçados pela crítica e estão fadados a se tornarem cults, ou se o filme de fato não merece nossa atenção mais do que durante três horas. 


Sinopse: “O filme explora como a ação de indíviduos vivos impactam nas vidas de outros no passado, presente e futuro e como a alam de uma pessoa é transformada de assassina para heroica além de demonstrar que um ato de bondade no presente pode inspirar uma revolução no futuro.” 

Diretores
Os Irmãos Wachowski – Chegaram ao ápice em Matrix. Não foram tão bem em Matrix Reloaded e foram terríveis em Matrix Revolutions. Quando todos acharam que não podia ficar pior, fizeram Speed Racer e mostraram que tudo pode ficar pior. Agora com A Viagem, tentaram resgatar o clima de Matrix. Vamos ver se conseguiram. 
Tom Tykwer: Diretor alemão que, para muitos, foi colocado na produção de A Viagem para tentar angariar fundos, pois somente os Irmãos Wachowski não têm feito muitas coisas boas ultimamente. Dirigiu um filme já clássico, Corra, Lola, Corra e alguns filmes que ficaram conhecidos, como Paris, Te Amo e Perfume – A História de Um Assassino. Pode ter dado uma boa contribuição a este filme. 

Atores: Somados, os atores neste filme são donos de cinco Oscars. Dois de Tom Hanks (por Foreste Gump e por Filadelfia), um de Halle Berry (por A Última Ceia), um de Jim Broadbnt (por Iris) e um de Susan Sarandon (por Os Últimos Passos de um Homem). Além disso o filme ainda conta com outros atores conhecidos como Hugo Weaving (Elrond em O Senhor dos Anéis), Jim Sturgess (Ben de Quebrando a Banca), Ben Wirshaw (Q em 007 – Operação Skyfall) e Hugh Grant (Daniel de O Diário de Bridget Jones). Um verdadeiro elenco estelar. Resta saber se funcionam bem atuando juntos. 

Orçamento: $100.000.000,00 

Expectativa: o filme é na verdade a união de cinco ou sete histórias principais que são contadas separadamente e unidas dentro de uma trama geral. Algumas histórias se passam bem no passado, outras histórias no presente e no futuro. Parece, para mim, uma tentativa de buscar aquele diferencial que os irmãos haviam achado em Matrix, mas não conseguiram imitar em outros filmes. Faltam duas semanas, e talvez valha à pena ficar três horas no cinema para acompanhar este filme cheio de estrelas. Vale nota a péssima escolha de tradução para o nome do filme. O original, Cloud Atlas seria bem mais interessante. A Viagem me lembra um recente filme de Dwayne “The Rock” Johnson, Viagem 2 (sem o artigo), que em inglês foi Journey 2. Uma péssima escolha de tradução que dificilmente atrairá público.

Veja o trailer legendado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics