sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Caprica (Temporada Única, 2010)

Elenco de Caprica:  Magda Apanowicz, Alessandra Torresani, Polly Walker, Eric Stoltz, Paula Malcomson, Sasha Roiz e Esai Morales

Battlestar Galactica: Caprica ou simplesmente Caprica é um spinn-off da ótima Battlestar Galactica apesar de ser extremamente diferente. Considerada péssima por alguns, ela foge da habitual trama “super-herói versus vilão” e de batalhas contra naves espaciais e alienígenas. Caprica é uma série dramática carregada, com enfoque em duas famílias (Graystone e Adama) em luto e de dois pais que se juntam para tentarem “reviver” suas filhas, Zöe Graystone e Tamara Adama, em mundo virtual (ao velho estilo Tron) por terem sido mortas em um ataque terrorista a um metro e também da melhor amiga de uma delas (Lacy Rand) que se compromete a cumprir a promessa final de ajudar a completar o plano do mesmo grupo terrorista responsável pelo ataque, o qual Zöe era membro.

Daniel Graystone, magnata de indústrias de software e inventor da holoband é pai de Zöe, Joseph Adama, é advogado da máfia Tauron (uma cópia óbvia da máfia italiana representada em filmes como O Poderoso Chefão) é pai de Tamara. Juntos os dois reaproveitariam um programa criado por Zöe para recriarem suas filhas no mundo cibernético. Os pais não sabem que a consciência criada para as filhas iriam querer sair desse mundo virtual e assim, Graystone decide fazer o download da consciência da filha em um protótipo de robô soldado que estava sendo construído por sua empresa. Zöe portanto se torna o primeiro Cylon (Cybernetic Life Forme Node – Unidade de Vida Cibernética), grupo de robôs extremistas religiosos vilões de Battlestar Galactica. De fato, até para uma série de ficção científica, a sinopse é de certa forma estranha.
Caprica porém tem um grande trunfo. New Cap City, o jogo estilo GTA em que Zöe e Tamara passam a viver no mundo cibernético é, de fato, inovador para o sci-fi. Neste jogo, em que as regras são as mesmas da vida real, se você leva um tiro morre, pontos significam dinheiro, as garotas, por serem programas e não avatares de jogadores do mundo real, se tornaram verdadeiras agentes da matrix, tinham o poder de refazer aquele mundo da maneira que achassem melhor. Esse mundo cibernético, como já citado acima, com forte influência de filmes como Tron e Matrix, que eu definiria como uma união dos dois teve um desenvolvimento incrível ao longo da série e talvez tenha sido a única trama realmente boa deste seriado que teve apenas 18 episódios e que, aposto, será recriada em outros seriados no futuro próximo. A vida como um videogame, uma excelente sacada dos criadores desta série.
Eu não diria que houve injustiça no cancelamento desta série com apenas uma temporada, mas foi um pecado que não um desenvolvimento na história desta série para uma segunda temporada. Pelo que apresentou, principalmente nos últimos sete episódios, Caprica certamente merecia uma conclusão melhor do que o que foi apresentado nos cinco minutos finais de seu series finale.
Avaliação final (Notas de O a 10):
História: 2
Seria um zero redondo se não houvesse a trama de New Cap City. Simplesmente maçante. Poderiam ter usado os mesmos roteiros em Desperate Housewifes que ninguém iria notar a diferença.  
Efeitos Especiais: 9
Toda a série foi filmada em fundos de tela verde. Caprica, Gemenon e New Cap City foram cidade inteiras 100% construídas em computação de maneira belíssima. A gótica cidade de New Cap City não ficou devendo nada à fictícia Sin City (A Cidade do Pecado, do filme de mesmo nome dirigido por Robert Rodríguez) assim como a própria Caprica não deve nada a Naboo de Star Wars Episódio I 
Atuações: 5
Bons atores, como o premiado Eric Stoltz (Parceiros do Crime, Efeito Borboleta e Pulp Fiction) no papel de Daniel Graystone e Sasha Roiz (O Dia Depois de Amanhã e 16 Quadras) no papel do coadjuvante Sam Adama além da jovem atriz Magda Apanowicz no papel de Lacy Rand nos fazem esperar pelo aparecimento dos atores mais do que pelas suas histórias.
Final: 3
A série tem final. Porém, esse final foi projetado para pelo menos mais três temporadas. O que se vê nos último último episódio é basicamente o resumo de uns 60 episódios em 5 minutos.
Avaliação Global: 5
Se você assistiu Battlestar Galactica, você terá que fazer uma força para assistir até o fim. A diferença é imensa, são séries completamente diferente. Se você não assistiu Galactica, é provável que goste mais desta série. Seu enredo dramático misturado com um quê futurístico tem a capacidade de apaixonar algumas pessoas.

Veja o trailer (sem legendas):

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Web Statistics